segunda-feira, 25 de março de 2013

Celulares, alunos e professores podem ser parceiros?

Desde quando o celular foi criado e difundido pela sociedade, instalou-se uma briga entre professores e alunos por conta da sua utilzação em sala de aula. O uso destes equipamentos pelos alunos normalmente é terminantemente proibido, chegando-se ao extremo de haver resoluções legais que embasam estas proibições.

Entretanto, atualmente, com o custo destes aparelhos caindo e também em queda os custos de internet pelo celular, esse tipo de controle tem ficado cada vez mais custoso aos professores, e criado situações de conflito fortes nas salas de aula. Coloca-se a escola novamente em uma posição de ir contra toda e qualquer inovação que aparece, em lugar de trazer para parceiras estas inovações, agregando-as às ações ligadas ao cotidiano escolar intra e extra sala de aula.

Justamente neste sentido, recentemente li em uma publicação do Estadão, de São Paulo,  uma reportagem que apresenta "10 dicas e 13 motivos para usar o celular na aula - você pode ler a reportagem na íntegra em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,10-dicas-e-13-motivos-para-usar-celular-na-aula,1001401,0.htm.

Esta reportagem apresenta um guia elaborado pela UNESCO que contém 10 recomendações políticas para que os gestores públicos desenvolvam programas de implementação destes recursos como apoio pedagógico nas escolas, além de oferecer uma bela lista com 13 motivos que subsidiam esta utilização pelo caminho da aprendizagem a qualquer tempo e em qualquer lugar, onde o aluno adquire o papel de promotor da sua própria aprendizagem.

 Falando do ponto de vista do ensino de Matemática, esta é uma abordagem que sempre pode ser muito interessante. Atualmente quase todos os alunos têm celular, pelo menos nos grandes centros, mesmo em escolas de gestão pública. Celulares têm calculadoras que podem ser usadas em sala de aula, inclusive como coadjuvantes na formação de conceitos matemáticos. Além disso, com o crescimento da quantidade de celulares disponíveis com a plataforma Android, outras possibilidades surgem, como as calculadoras científicas ou os softwares de plotagem de gráficos que existem disponíveis sem custo na rede.

A seguir, disponibilizamos o cartaz que apresenta os 13 bons motivos para usar tecnologias móveis nas escolas e as 10 recomendações para governos.

Um abraço e até a próxima!




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