segunda-feira, 25 de março de 2013

Khan Academy: inovação?

 Olá!

Vocês conhecem o Khan Academy? Já viram alguma "aula" elaborada por esta rede?
O Khan Academy é um site de mini-aulas em versão eletrônica, de origem americana e criado por um descendente de indianos. Ele tem por objetivo disponiblizar aulas em formato digital nas quais são apresentados esquemas para os que as assistem. É de livre acesso, qualquer um pode acessar sem custo e assistir aos vídeos sobre Biologia, Física, Química e, é claro, Matemática.
Em Matemática, os vídeos disponibilizados se assemelham muito ao software Paint, com fundo negro, no qual se escreve com o Mouse. Os temas são individualizados e pontuais, como adição de números inteiros ou resolução de equações. Veja em https://www.khanacademy.org/ ou em http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/, onde encontramos as versões em Língua Portuguesa de alguns destes mini-vídeos.
Contraditoriamente ao que possa parecer, estes vídeos apresentam uma subutilização do recurso tecnológico e de internet, e vêm na contramão de tudo o que tem sido feito e mostrado nos últimos anos em termos de Ensino de Matemática.   As abordagens são tradicionais e ensinam técnicas e algoritmos apenas, incentivando a confusão comum entre conceitos e procedimentos em Matemática.
Sua utililização tem sido incentivada aqui no Brasil, inclusive. Recentemente, o Estado de São Paulo estimula os professores de sua rede pública a utilizarem estes vídeos, promovendo inclusive a sua tradução para a nossa língua.
Há que se tomar muito cuidado com a forma como se faz esta utilização.
Sugerimos a leitura da reportagem publicada na Revista Carta Capital, cujo link colocamos abaixo.
http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/o-velho-modelo-disfarcado-de-novo/
Um abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário